terça-feira, 8 de novembro de 2011

OCUPADO DEMAIS PARA DEIXAR DE ORAR

RESENHA DO LIVRO de  Bill Hybels
           
          Sabemos bem que o tempo de Deus difere em muito do nosso, somos limitados a nossa diária rotina, porém precisamos ajustar o nosso tempo com o tic-tac de Deus, partindo de uma idea que cada um tem seu tempo determinado por Ele. Entender qual o tempo que nós vivemos não é algo fácil de analisar, mas através de uma vida de oração poderemos iniciar nossa relação de conhecimento com Deus, pois é através desse conhecimento que saberemos qual o tempo real de Deus para nós. 
            Diante de tantas coisas que nos cercam é tão difícil orar, muitas vezes nos sentimos auto-suficientes, e decidimos não orar, apenas por que não precisamos, e quando oramos é por que já não achamos força humana para soluções. Deus nos concede um tempo maravilhoso, porém aproveitamos de forma errada, ao invés de buscarmos conhecê-lo mais, não seguimos o que encontramos em Colossenses 4:5 "aproveitai as oportunidades". A melhor forma de ter paz, tranqüilidade, confiança e de não viver frustrado com o amanhã é tendo uma vida de oração, uma vida de intimidade com o Pai, conhecendo a vontade, o relacionamento que trás a nós a fé, a comunhão, a um conforto diferenciado do que a correria nos dá.
            Seremos perseverantes apenas quando confiarmos em quem está conosco 24hs por dia, e para confiar precisamos estabelecer o mínimo de confiança, então temos que orar. Deus nos coloca vários propósitos, os quais dão as diretrizes para nossa vida de sonhos e realizações. Mesmo quando estamos cansados e oprimidos podemos alcançar soluções, desde que venhamos a estar em contato diário com o Criador. Ao conhecer o sobrenatural de Deus podemos entender que ele quer agir, não só nas coisas que intitulamos de maior importância, mas também em coisas corriqueiras do nosso cotidiano como, na escola, na família, no trabalho, em todos esses momentos Deus busca um relacionamento com seus filhos.  Leia mais...
            Vivemos reclamando que não temos o que sempre queremos, sabemos bem que Ele é poderoso para fazer muito além do que imaginamos e até do que já pedimos, mas nosso erro está na nossa oração. Um exemplo disso é quando lemos Tiago 4:2, ao dizer que nada temos, pois nada pedimos... Olhamos firmemente para nossos problemas e não para o autor e consumador da nossa fé, Deus está preocupado com todas as nossas petições, todas mesmo! Duvidamos que Deus trabalhe nas coisas pequenas de nossas vidas, e não cremos que pode fazer coisas grandiosas em nós. E, para que isso seja mudado em nós, precisamos nos interessar a ter essa vida devocional, ai então começaremos a entender as respostas em todas as áreas de nossas vidas, saberemos quando Deus diz sim e quando diz não, quando mandar prosseguir ou quando manda parar.
            O que sempre nos atrapalha não é a falta de confiança, mas sim deixar de orar quando parece que Deus nos deixou no vácuo. Ser submisso a Deus através da oração nos impulsiona a viver uma vida de Fé crescente. E exercício espiritual muito nos ajuda, pois vemos que Deus trabalha dia a pós dia, porem pela nossa correria, não percebemos. A melhor maneira de encontrar paz em nosso coração, é falando com o Pai, podemos deduzir que as pessoas que se sentem mais autônomas se rendem diante do nosso Criador, em oração e súplica por que sabem que sem a presença de Deus em suas vidas, nada conseguirão realizar. E observando nosso dia a dia, concluímos que apenas Deus pode solucionar nossos dilemas, porque sabemos que ele quer operar diante de nossa vida de oração.
            Não podemos olhar para Deus como um guru, ou um gênio da lâmpada que está pronto para conceder 3 desejos, mas sim entendermos que Ele está pronto para nos ouvir e solucionar da melhor forma todos os nossos conflitos, e também de realizar nossos sonhos mais íntimos, através da oração com fé. Jesus operou maravilhas, mas é lindo ver como a sua submissão ao Pai era suprema, orava sempre por nós e pelas suas decisões. Também vemos em Atos o crescimento da igreja através da dedicada vida de oração de seus membros, os quais eram libertos de muitas ciladas que o inimigo colocara diante deles.
            Deus pode operar em nossas vidas, pode transformar lutas diárias, situações complicadas que passamos, problemas com relacionamentos, problemas psicológicos, situação financeira, enfim, Deus pode operar em várias áreas de nossas vidas, desde que, a oração seja o ponto inicial de nossa vida, quando deixarmos de fazer tudo para orar, poderemos ver o quando ele pode operar em nossas vidas. O poder de nosso Criador está ao alcance de todos, de todos que oram... Quero destacar duas frases que marcaram pra mim ao ler esse tão rico e precioso livro:
            “... Não chamamos Deus por causa da nossa camada superficial de fé e confiança...”
            “... Achamos mais fácil conviver com a situação difícil do que continuar a orar se ver     o          resultado...”

Nenhum comentário: