sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Estou sendo Provado ou Caí na Tentação?

Essa talvez seja a pergunta que todos já se fizeram, porém  a resposta vêm do nosso Próprio Deus através de sua Palavra!

     Após a obra perfeita da criação do universo e da melhor obra feita pelas mãos de Deus, o Homem, vemos o pecado entrar bem cedo na história. Sempre que pensamos em tentação, lembramos da famosa história da cobra, da maçã e do casal que em desobediência come o fruto proibido. A ordem era para que não comessem daquele fruto, porém o desejo foi maior, foi mais tentador! Observando essa narrativa citada em Gênesis Cap. 2 e 3, vemos o que a tentação causa em nós: Separação do contato com nosso Pai. Isso encontra-se bem explicado em Tiago 1:14-15 "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência, e então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Se caímos é por que já estamos observando ao erro a algum tempo, e assim como Eva estava a observar a árvore com olhos cobiçosos, a cobra percebe seu desejo explícito pela fruta, e a convence do ato. É assim que acontece conosco, ao atentar que estamos sendo atraídos por tal, o inimigo nos apresenta de forma tranquila e pura, o erro que iremos cometer, como que se dizendo: "Não tem problema". Lembre-se a tentação não estava na cobra, e não esta no diabo, mas sim em nós, a escolha do que seremos atraído ao erro é toda nossa, e quando reconhecemos isso diante dos homens damos um grande passo ao pecado...
     Para que possamos agora separar a "Tentação da Provação" continuando em Tiago1:2-4 que diz, "Meus irmãos, tente por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa é produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma". Tiago ao dizer essas palavras está trazendo a nós a separação clara da provação e tentação, como por exemplo, a tentação nos afasta de Deus(1:14-15) e a provação nos torna perfeitos e completos, ou seja, estaremos mais próximos de Deus, por deixarmos as coisas erradas do mundo, e aceitamos ser motivos de sarros por declararmos que somos Cristãos (1:4).

     Partindo do pressuposto de que agora entendemos essa diferença, iremos concluir sabendo qual deles estamos passando em nosso dia-a-dia. Deus está sempre pronto para nos conceder vitórias, dádivas, bençãos, sejam elas físicas ou espirituais, está sempre pronto a nos encher de dons e talentos para que venhamos a crescer em sua obra. Mas, para que esses benéficos resultados venham á nós, precisamos nos distanciar de tudo que nos distancia dEle. E, de uma forma bem mais clara entendemos que a provação e o "relógio" de Deus ligado, e está contando os segundos para nos abençoar, mas sempre queremos fazer a nossa vontade, indo contra esse tempo. Entenda, Tentação te afasta por causa do pecado, Provação te aproxima por você suportar as afrontas que o inimigo causa, como problemas de saúde na família, no emprego, na escola... Quando declaramos Deus superior em nossas vidas, essas provações começam aparecer, para nos fazerem blasfemar contra Ele, mas através de nossa busca diária para estar na  presença maravilhosa do Espirito Santo, devemos nos sentir encorajados a prosseguir essa carreira maravilhosa da Fé.

     Prossiga firme, não caindo em tentações e não desistindo em meio as Provações...

Nenhum comentário: