quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Não existe amizade Perfeita...

"Com certeza você tem um amigo bem próximo, aquele que te conhece melhor do que ninguém, que te entende, sabe quando você está triste mesmo quando todos olham e acham que você está bem...
É, esse amigo que você pensou agora é sobre ele que iremos falar!"


Quando falamos em amizades lembramos de muitas coisas, como por exemplo de nossa época escolar, que é aonde ganhamos vários amigos. Diante de tantos trabalhos e provas em duplas, vamos nos conhecendo mais e mais, e amizade vai se transformando em um laço muito forte. Mas em comparação com a vida de Jesus, ondem vemos sua amizade com os discípulos, de que forma ele expressa isso. Se observarmos o texto de Lucas 5 veremos a narrativa de uma linda história de amizade, sim isso mesmo de amizade. Aqueles pescadores que passaram a noite toda pescando, eram grandes amigos, aquela não era a primeira vez que estavam a pesca. Interessante é analisar que eles conheciam todas as técnicas de pescaria, o momento certo de pescar, como pescar, qual rede usar, emfim, entendiam tudo e o melhor e mais importante: "sempre estavam juntos, se conheciam". Mas naquela noite toda nada tinham pescado, e a manhã já estava presente. Os amigos juntos começam a guardar as redes, lavar todo o equipamento de pesca, e esperar para mais um outro dia ir pescar. Jesus aparece nesse momento, pedindo que eles os levem para dentro do mar. Nesse momento aquela amizade dos (Sócios) pescadores começaria a mudar.  Cristo pede para que lancem a rede, parecendo uma afronta a eles que passaram a noite toda, momento favorável a pesca, sem nada pescar! Porém aceitam o desafio e lançam... Ao retornar a rede, que quase se rasga, uma grande quantidade de peixes apanham! A partir dali, largam sua vida de (amigos) pescadores de peixes para pescarem almas para o Reino do Senhor. 
Essa história nos mostra quanto vale uma boa amizade, uma confiança, companheirismo... Porém assim como  os pescadores, sócios e por fim "amigos" não tinham pego nada na noite, talvez sua amizade esteja assim, frustrada, sofrida, sem expectativa! Uma verdadeira amizade é florada quando Jesus entra nela, assim como adentrou ao barco, Ele quer entrar na sua amizade, para que então se cumpra o que está escrito em Provérbios 17:17  Em todo tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão! Mas, para sermos verdadeiros irmãos em Cristo temos que juntos aceitá-los, e se esse seu amigo ainda não tem Cristo em sua vida, a missão de anunciar a ele que uma nova pescaria vocês podem fazer, é toda sua! No momento de dificuldade recíproca, é Cristo que vai lhes ajudar. Os pescadores estavam frustrados, nada tinham pego, cabe ressaltar que aquele era o ganha pão deles, o sustento diário, da família, da profissão... Tudo para eles estava perdido, mas Jesus entrou naquela amizade e fez benção, e eles juntos aceitaram o desafio de anunciar as palavras da Salvação!
Que hoje você possa refletir nessa passagem dessa forma, como amigos juntos em Cristo grandes coisas passarão juntos, vencerão obstáculos pois Jesus estará no barco, que é a amizade de vocês... Se ainda não fez isso hoje é tempo, e você pode até achar que já lançou a rede a vida toda e nada de resultados, mas agora Jesus está ao seu lado e te pede: "Lance a rede, rede da amizade comigo(Jesus)".

Nenhum comentário: