quinta-feira, 4 de junho de 2009

A mulher com fluxo de sangue e a filha de Jairo.

MT 9: 18-26; MC 5:23-43; LC 8:40-56.

Esse paralelo que o senhor Jesus permitiu que acontecesse não foi por meramente coincidência, algo Ele quis nos dizer nos dias atuais. Ecumenicamente aprenderemos.Entendemos muito bem que uma enorme multidão seguia-o, a qual o apertava. Essa multidão clamava por curas, milagres e o principal queriam ouvir as sabias palavras que Ele ensinava aos que nele acreditavam. Seus ensinamentos quase sempre eram acompanhados de milagres e curas, um desses ensinamentos teve por sinal uma cura e uma ressurreição. Os três evangelhos completam-se nos ensinando e nos mostrando os detalhes desses sinais do poder de nosso Deus. No meio do ensinamento chega Jairo, um príncipe da sinagoga implorando um milagre. Sua única filha de apenas doze anos estava morta. Sendo ele um príncipe muito respeitado na sinagoga sabia que não seria fácil se redimir dessa maneira a Jesus. Concerteza tentara ele de todas as formas achar a cura a sua filha, mas, tudo em vão. Sua filha estava morta diante dele, e, nessa hora ele reconheceu que só Jesus tinha poder para que sua filha voltasse a viver e fosse curada daquela enfermidade. Agora podemos concluir quão difícil foi para ele entrar em contradição com toda a sua família e toda a sua crença, mas ele não ligando pra isso se achega diante de nosso senhor Jesus e o adora prostando-se a seus pés. Não podemos cobrar dele a mesma fé que outros tiveram, pelo fato sabemos que Jesus poderia curar sua filha sem o caso de visitar a casa de Jairo. Mas Cristo queria ir além e mostrar não só pra Jairo e sua família, mas pra nos também que Ele não fez e não faz acepção de pessoas. A todos ele que visitar pessoalmente e curar, ensinar e ressuscitar. Mas, sabendo Ele do que iria acontecer anda por um caminho onde morava uma mulher sofria a doze anos de um fluxo de sangue.Aqui observamos esse paralelo que Jesus permitiu que acontecesse: Um príncipe da sinagoga e uma mulher com fluxo de sangue. Ambos eram impossibilitados de chegar-se a Jesus. Jairo por ser príncipe da sinagoga, e a mulher que era discriminada pela Lei de Moises. Nenhum deles poderia publicamente aparecer para Jesus.
Quando Jesus passa por aquele caminho onde ninguém passava, indago-me, que os discípulos questionaram-se, pois todos sabiam que ali naquele caminho morava uma mulher que sofria a doze anos com um fluxo de sangue,a qual era realmente discriminada por todos e como reafirmo, pela lei de Moises. Se analisarmos o capitulo 15 de Levitico veremos qual era a vida de uma mulher que tinha fluxo de sangue. Ela não vivia publicamente e qualquer lugar aonde fosse se tornara contaminado, ninguém poderia chegar perto dela nem ao menos tocá-la. A doze anos ela tentara de todas as forma a cura pra essa enfermidade mas, gastando todos os seus bens e dinheiro e ainda mais tornando-se endividada não acha a solução. E, da mesma forma que Jairo reconhece, ela também procura refugio em Jesus. E quando soube que Jesus passara por aquele local, mesmo espantada, espera que ele passe e por de trás toca na orla das vestes de Jesus e no mesmo momento é curada de toda aquela enfermidade. Pois dizia que se apenas toca-se em suas vestes seria curada. E Jesus mesmo sabendo quem o tocara questiona, e, ela no ato de fé empurrando toda a multidão que a impedia de chegar perto do mestre, se prosta a adora a Jesus explicando que fora curada de toda a sua enfermidade, Jesus confirma a cura e manda em ótimo animo e tranqüilizada.
Mas os sinais daquele ensinamento ainda não tinham acabado, faltava a primogênita de Jairo. Mediante todo esse milagre de cura, achega-se um dos chefes da sinagoga dando a noticia de que a menina acabara de morrer. E até impede Jairo de continuar, pedindo que ele não enfadasse o mestre. Mas Jesus o acalma, e segue até a casa dele. E, lá o milagre acontece, ela não morreu apenas dormia.
Esse ajuntamento de milagre e cura nos mostra quão grandioso é o poder de nosso mestre. Ele não esta preocupado com sua vida exterior, Ele quer olhar dentro de seu coração e ver sinceridade, a mesma que ele achou tanto em Jairo quanto na mulher. E, aqui o paralelo mostra que mesmo que tudo nos impeça de se achegar a Jesus, Ele sempre estará a nos esperar, apenas temos que colocar a nossa fé em ação. Jairo entra em contradição, e a mulher também. E mediante toda essa contradição num ato de confiança no poder de Jesus, fez com que recebessem o que precisava. Os problemas que diariamente enfrentamos não são diferentes desses dois casos. Tantas pessoas que nos impedem de se achegar a Jesus, e até dizem que não tem solução, não tem jeito. Mas Jesus prova que quando não conseguimos com nossas próprias forças é à hora em que ele quer agir e mostrar o impossível em nossas vidas, basta apenas adorarmos com sinceridade e em um ato de fé tocar em suas vetes. Tocar em Jesus é entregar nossas vidas a Ele e confiar, descansar nEle. Assim como visitou a casa de Jairo e o milagre aconteceu, Ele quer visitar sua casa também e trazer a benção em sua família, no seu lar, na sua vida, toque em Jesus e verás o milagre acontecer.

5 comentários:

MULHER ÁGAPE disse...

Paz..estava passando e parei para ler essa mensagem abençoadora,eu vejo nessa mulher um grande exemplo de Fé e perseverança...ela tomou uma atitude de fé e conseguiu fazer Jesus parar apenas com o toque de suas mãos...E Jesus parou e com seu amor chama ela de filha....GLÓRIAS A DEUS pelo exemplo dessa mulher...AMÉM...fica na paz e que DEUS o abençoe.

Anônimo disse...

paz bela verdade se todos entendesse o que é a fé averia muitos milagres

Anônimo disse...

o o nosso Mestre ainda hoje com o seu imenso amor quer derramar virtude em ca vida que se prosta ao seus pes em sinceridade de coraçao. amen . Ele e o mesmo ontem hoje e eternamente.

Anônimo disse...

Deus não faz nada em nossas vidas sem planejar,por isso temos que dar graças a ele todos os dias da nossa vida até que ele nos chame para a vida eterna com ele.

Rodrigo de Lima disse...

do tempo que jogar bola era descalço
do tempo que carrear com brinquedos era na chuva
to tempo que andar fora era relacho
do tempo que nadar com ninfetos era na surra

talvez mesmo que o tempo tenha ido embora
ou quem sabe ele esteja aqui, mas, enferrujado...
lembro-me da menina loirinha que me namorava.
ela, apenas ela me acreditava como enamorado!

do policia-ladrão, da lendosa queimada.
do corre-corre, esconde-esconde, emfim,
do primeiro beijo da primeira amada,
do primeiro amaço na moita de capim...

um dia me falaram que eu sofreria por amar.
e que tambem sofreria por odiar,
Não sei ainda, bem certo, como um livro tão bem aberto,
pode então, está historia contar, desse tempo passar
do menina da bola, do primeiro da sala, o esperto!

a loirinha, casada então, feliz não se encontra.
com tres filhos, e o esposo não.
pode esta historia, o livro aberto contar
mas ela, ela sabe, o que sofreu meu coração!