domingo, 14 de junho de 2009

A VIDA DE DANIEL, E NOSSAS VIDAS EM QUESTÃO!

Na palavra de Deus após Jeremias e Ezequiel é um dos profetas maiores, sempre declara a existência de nosso Deus. Em sua historia vemos um cativo que o obrigou a varias resistências, mas mesmo assim, sempre foi firme em seu propósito de agradar a Deus! Diante de varias situações mostrou o quanto confiava em nosso Senhor. Um livro totalmente profético que nos ensina muitas coisas acerca dos dias atuais, e também de fidelidade em uma vida cristã. E hoje qual têm sido nossas atitudes em um século totalmente dominado pelo inimigo com muita astuticidade, o que declaramos diariamente?
Teologicamente falando sabemos que na bíblia hebraica o livro de Daniel se encontra depois de Ester e antes de Esdras e Crônicas, talvez pela grande importância dessa linda história e de seus grandes ensinamentos.
Com aproximadamente apenas 12 anos, Daniel tinha ótima aparência, inteligente, dominava assuntos de adultos e com certeza tinha total evidencia em servir no palácio, requisitos mínimos para ser escolhido e ser cativo no palácio do Rei. Ao chegar ao palácio com seus amigos, Hananias, Misael e Azarias, tiveram seus nomes imediatamente mudados. Cabe ressaltar que seus nomes eram de inteira devoção a Deus todo poderoso, o qual não permitiu que acontecessem coisas desagradáveis a eles, mesmo com nomes de outros deuses não deixariam de adorar ao Único Deus todo poderoso.
O primeiro obstáculo a ser vencido envolveu a alimentação, a qual era de total sacrifício pagão ao deus do rei. Uma situação que de imediato não parecia algo que desagradaria a Deus, pelo fato de terem que obedecer a rei. Em paralelo temos que comparar nossas vidas, pois o inimigo de nossas almas tem nos atraídos com tantas coisas que parecem serem de nenhuma importância, mas ai que está à melhor forma de nos seduzir ao pecado. Qual era o errado em uma alimentação? O que há de errado em faltar um culto de ensino? Aparentemente nada, mas em contraste vemos diariamente irmãos desistindo da carreira da fé, mas tudo isso é pela falta de busca à verdadeira presença de Deus! Nesse momento de dificuldade entra a nossa sabedoria, com Daniel não foi diferente, sua sabedoria entrou em questão. Ele sugeriu que não comeriam daquelas fartas mesas de alimentos do palácio, mas isso não era o suficiente, algo ele tinha que comer para não ser destacado como raquítico, pela falta de alimentação. E é nesses momentos que o espírito santo quer dar sabedoria, Daniel fala que dessem apenas água e legumes como sustento, como apenas um teste, o qual os deixou mais fortes e mais viçosos em apenas dez dias.
A linda historia de Beltessazar relata a vida de um verdadeiro adorador de nosso Deus, mesmo em meio a enormes dificuldades deixou que o espírito de nosso Senhor o ajudasse dando uma enorme sabedoria e dedicação em não se contaminar com as coisas do mundo. Hoje entendemos que não nada diferente em nossas vidas, pois diariamente assim como aquele rei queria que os jovens os servissem e o adorasse, o inimigo anseia com muita expectativa que todos os cristãos desistam, ou até mesmo continuando em um seio eclesiástico, vivam em uma vida de degradação espiritual! Infelizmente a sabedoria que deve ser almejada diariamente pelo verdadeiro herdeiro do reino, não tem sido colocada em ápice no decorrer de suas vidas, resultando na adoração mesmo que até involuntária a sagaz serpente. Colocando em pauta que não temos todo o poder e, que também temos nossas enormes falhas, Deus não deixa de nos ajudar e nos escutar, porém é que para que ele nos ajude com o consolador em nossas vidas precisamos seguir um dos exemplos dado por Daniel e seus irmãos na fé, ter em nossos corações a vontade de não se contaminar com as coisas desse mundo.
A vida de um profeta não se resume sempre em exatidão, entendemos que o erro e o pecado esta mais do que anexado em nossas vidas, mas o coração daquele que quer conhecer a nova Jerusalém batalha diariamente para não ser derrotado espiritualmente. O rei nunca soube qual era a alimentação dos verdadeiros companheiros, isso porque quando a sabedoria vem de nosso Altíssimo não permite que o inimigo nos aflija com suas astutas indagações, e da mesma forma nos dias atuais quando Deus quer nos fazer vencer o mal, Ele está a nos olhar, e a bater a porta de nossos corações, e assim como Daniel assentou em seu coração de não se contaminar com a poção do manjar do rei, a graça e a misericórdia de Deus será em nossas vidas perante os homens.
O profeta foi reconhecido em todo o palácio e também em todas as cidades com enorme respeito, e da mesma maneira seremos abençoados se formos fieis a Deus, não apenas com palavras, mas sim com nossas vidas inteiramente dedicadas a servir com alegria o Ide de nosso Mestre, para que assim no decorrer de nossas vidas venhamos a ser todos os dias mais e mais verdadeiros ao declarar que todos que quiserem aceitar a Cristo, possam também conosco moram nas moradas Celestiais com alegria e louvor eternamente ao nosso Deus! Aleluia!
RODRIGO DE LIMA SOUSA 14/06/09

Nenhum comentário: