segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não podemos estar nus para seguir a Cristo!


Marcos 14-51,52.


“Jesus seguido por um jovem”
51 
Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão.

52 Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.

No sentido literal da palavra ficamos impactados, mas ao lerem esse pequeno e quase invisível trechos da palavra de DEUS entenderão qual a mensagem que o Espírito Santo nos traz nos dias de hoje: Uma lição espiritual muito importante para nossa vida cristã; O despreparo dos co-herdeiros do Reino para seguir a Jesus.
Infelizmente poucos conhecem ou ao menos lêem esse trecho bíblico, talvez pelo fato de ser quase inotável.
Primeira lição que vemos é algo que hoje em dia muitos “crentes” não têm! A perseverança. No versículo 50 relata que todos os discípulos fugiram, deixando o Salvador nas mãos do traidor e dos sacerdotes, escribas, anciões e os soldados. Porem, o jovem perseverante o segue. A primeira decisão para ser herdeiro do Reino é aceitar a Cristo e, o segui-lo. Aqui constatamos que esse jovem era também um conhecedor de Cristo, e, que talvez já o seguisse ocultamente. Quando se trata de uma vida de perseverança espiritual, temos que atentar para algumas palavras que o próprio Cristo nos deixou. Uma que não podemos deixar de relembrar é a situação em que os discípulos dormiram, enquanto Jesus ordenou para que vigiassem enquanto ele orava. Entendemos também que a perseverança nada mais é, do que a própria obediência a Deus. Quem não persevera não vence, quem não vence trona-se a cada dia mais fraco, caindo, entretanto em tentação e, desagradando a Deus com o pecado.
Continuando a analisar a vida desse Jovem entendemos algo muito interessante. Quando atentamos para o fato de sua vida ser oculta na Bíblia, concluímos que nem sempre para ser discípulo de Cristo precisa ser alguém famoso ou apenas bem conhecido. Ele não estava preocupado se alguém o veria, apenas desejava seguir a Jesus. Porém, no cotidiano em que vivemos, os “crentes” querem apenas ser reconhecidos como Grande Pregador, Preletor, Cantor, Conferencionista, Grande Missionário, e, por conseqüência muitos outros adjetivos que são apenas de fachada. Jesus em todo seu ministério terreno, apenas enfatizou para as boas Leia mais...
obras seguidas da fé. O decorrente disso será obviamente a propagação das “Boas novas”. Podemos dizer então que ser famoso não agrada a Deus. Quem quer ser famoso agrada a si próprio, deixando de exercer o chamado que Cristo deixou a todos nós... (Marcos 16:15).
Após aprendermos algumas lições com esse jovem seguidor de Jesus, vamos realmente entender por que “Não podemos estar nus para seguir a Cristo!”. O despreparo que fez com que quase o prendessem, resultou em muitas questões de ensinamentos para nossas vidas. Quando optamos por seguir a Cristo de imediato almejamos a santificação, olhando apenas para a santificação e não o caminho da santificação. Aquele jovem além de almejar segui-lo até o fim pretendia batalhar com Cristo. Ele sabia que não seria fácil segui-lo, pelo fato de todos ali estarem contra Jesus. Porém, o erro, mediante tudo isso ele não se preocupou com sua pouca vestimenta. O despreparo dos co-herdeiros do Reino não difere em nenhum momento com esse jovem. O processo começa ao aceitar a Cristo como salvador, isso necessita de coragem, decisão, mudanças de hábitos e, primordialmente a armadura de Deus. “Sem duvida nenhuma, qualquer um que deseja seguir a Cristo necessita dessa Armadura” Paulo em sua carta a Éfeso não deixou de enfatizar sobre essa armadura. O despreparo do jovem foi visível a todos. O nosso despreparo que é espiritual, não envolve a luta contra a carne e o sangue; porém, contra principados e todas as potestades, contra os príncipes das trevas e contra todo exercito espiritual do mal.(Efésios 6:12).
Diante todo esse processo errôneo de seguir a Cristo, podemos também comparam tudo isso com aqueles que começam a buscar a presença de Deus, mas, por pouco tempo, pela falta de estrutura espiritual caem no pecado. Esse fato é conseqüência apenas de uma emoção carnal. ”São impulsionados pela pregação de bênçãos, dinheiros, carros, bom emprego etc..” Esse tipo de pregação causa certa emoção momentânea, fazendo com que o “cristão” muitas vezes entre em um pranto... O qual o conduz a ser “Crente”. Mas a primeira pergunta a ser feita deve ser: Qual é o propósito de Deus pra nós? Uma vida apenas de alguns momentos felizes, ou de uma abundante graça de bênçãos diariamente em nossas vidas? A decisão de seguir a Cristo é totalmente voluntaria. Ninguém que queira segui-lo deve se sentir oprimido por líderes eclesiásticos, os quais almejam finanças. Jesus não deixou de enfatizar que seu julgo é suave e seu fardo é leve, isso mostra a vida tranqüila que devemos ter em nosso cotidiano. A alegria momentânea não esta relacionada biblicamente com a vida de um Cristão fiel a Deus. Não podemos julgar aquele jovem em seu ensejo nesta passagem, pois ele nos deixou um grande exemplo, o qual não devemos executar: ele sentiu uma certa coragem momentânea, a qual não permitiu que ele não pensasse em sua vestimenta. Essa coragem que hoje intitularemos como “alegria” é a mesma que impulsiona esses “crentes” a aceitar a Cristo, afastando conseqüentemente de sua presença, ou até fugindo “nu”!
Em nossa vida corriqueira varias são as pessoas que lançam as mãos para nos prendermos. O difícil é separar quem são elas de verdade. Ao mesmo tempo em que o inimigo nos atinge astutamente, nossa liderança também astutamente nos lança a mão! Literalmente lançam a mão em dinheiro, mas na forma de emoção momentânea aplicada muitas vezes em suas pregações. Esse ponto talvez não venha a condizer com o script aqui inserido, mas como atinge a maior massa cristã, torna se um dever comentá-lo. Talvez como uma forma de atenção para nossas vidas espirituais. O inimigo conhece a trajetória de nossas vidas diariamente, sabe quais são as nossas falhas, defeitos e, o principal, sabe qual é o nosso ponto de fragilidade.

Nenhum comentário: